ONE LEADER


O que faz uma empresa ter sucesso?

A pergunta parece simples e obvia. É um conjunto de bons produtos, equipe qualificada, produção eficaz, voracidade de mercado, marketing e posicionamento consistentes.

Mas por trás de tudo isso precisa existir uma figura. ONE LEADER é um conceito baseado no próprio conceito dos CEOs das grandes empresas. Visionários e excelentes comandantes que inspiram sua equipe. Líderes que motivam sua equipe com paixão e um orgulho bom de fazer parte.

Mas “nem tudo são flores”, uns podem dizer. Não são mesmo, pois o sucesso é construído na forma como nos comportamos com determinadas ações do dia da dia, demonstrando nosso lado Proativo ou Reativo.

A equipe de desenvolvimento da Macintosh – dos aclamados computadores da Apple – durante os anos de desenvolvimento trabalhavam 80 horas por semana. Jornada puxada. Steve Jobs fez camisetas para essa equipe que trazia a estampa das 80 horas e fez a equipe sentir orgulho disso. E não me venha com mimimi de direitos trabalhistas! Todos estavam lá porque queriam, porque eram os melhores, eram inspirados para tal e sabiam que estavam construindo o melhor computador do mundo dos anos 80 e que criou a fama dos Mac até hoje.

É uma Postura Mental que precisa começar no líder e precisa alcançar os liderados. Todos precisam estar engajados no mesmo movimento e acreditar nas mesmas premissas do projeto, do negócio da empresa.

Sim, todos damos exemplos do Steve Jobs, parece até clichê, mas ele é um exemplo válido em diversas situações. E muitos outros CEOs de grandes empresas poderiam entrar nos exemplos que se estenderiam quase ao infinito.

ONE LEADER em uma tradução literal é “Um Líder”, uma única pessoa é capaz de mudar a perspectiva de toda sua cadeia de liderados se estes enxergarem seu valor e admirarem suas atitudes de liderança. Até filosoficamente isso faz sentido: Gandhi, Jesus, Nefertiti, Buda.

Se você quer se tornar um ONE LEADER precisa desde já fazer de todas as suas ações um ato de Ajuda e Proatividade! Liderados precisam de apoio emocional e incentivo. O tempo todo.

Sabemos que indicadores são importantes, mas esfregar na cara de sua equipe os números ruins não os motiva a tomar atitudes de mudança. E elogiá-los só pelos bons números e metas alcançadas também não cria relações. E não se iluda, se o resultado geral não está satisfatório – incluindo o clima organizacional – não é problema da sua equipe, é um problema de gestão dos recursos humanos e liderança.

ONE LEADER assume para sí a responsabilidade e consegue tirar de sua equipe o melhor, com inspiração e paixão!

Fazer o coelho correr atrás da cenoura é facil. Mas isso não constrói grandes mudanças no Mindset da equipe. O líder deste novo milênio precisa ser a mudança, pensar e sentir a forma como ele quer sua corporação, mudar sua própria cultura para então conseguir disseminar esta nova cultura organizacional para toda equipe.

Pois é! E aqui abrem-se novos assunto como Por Onde Começar a Mexer na Cultura Organizacional? Como é a Nova Cultura do Trabalho? E ainda podemos falar sobre Como Disseminar Marcas de Valor. Estão aí escritos em separado para não extender demais estes textos.

Talvez o ONE LEADER não pode ser criado em laboratório ou na academia, provavelmente é uma aptidão natural que precisa ser descoberta e treinada. Mas quero provocar você leitor, se ao menos puder tentar movimentar sua forma de agir com a equipe para um modelo mais inspiracional já será uma grande mudança. O resultado colhido é o que irá dizer qual tipo de líder você conseguiu se tornar.

E você não precisa ser o CEO da empresa para começar a aplicar. Comece com sua equipe de trabalho, encontre o formato assertivo e vá replicando. Garanto que em pouco tempo você poderá chegar ao mais alto cargo dentro desta organização.

Acredite em você e seja um ONE LEADER.